domingo, 9 de junho de 2013

Diferenciando a moda das décadas: 30,40,50,60,70,80,356354...ops.

Olá! Então, ontem eu fui em uma festa que o tema era: anos 80. Tinha que ir com uma roupa de costume da década... Chegando lá, eu vi que muita gente confundiu as décadas! Tinha muita gente com roupa de anos 60, 70... Pensei e resolvi criar uma postagem diferenciando tudo isso. Vamos lá? 


• Décadas de 30 e 40
Com a Segunda Guerra Mundial o guarda-roupa, tanto masculino quanto feminino, ganha formas e cores militares: os ombros se agigantam, a cintura se estreita e as cores tendem para o sépia, o bege e o verde musgo. A moda dos anos 40 foi esplendidamente compilada nos figurinos de filmes como Casablanca, de 1942 e Gilda, de 1946.



• Década de 50
É a época de ouro das multinacionais, de Hollywood e da moda "made in USA" no caso o "new look", criado por Christian Dior mas repaginado e divulgado por centenas de filmes de divas como Marilyn Monroe e Jane Russell. Por um curto espaço de tempo, a Argentina também terá a sua diva, na figura da primeira dama, Eva Perón.
As saias são amplas, em godê guarda-chuva ou balonê, revivendo um pouco a época das crinolinas. Os tecidos brilhantes e "encorpados" como o tafetá e o cetim convivem com o crepe de seda, o tule e o jersey. O bolerinho volta a ser usado.
Na moda masculina, a tendência são os topetes, as calças com pregas, a risca-de-giz e os sapatos com a ponta afilada. Os jovens mais ousados imitam James Dean e Marlon Brando, passando a usar gibão de couro, camiseta branca e calça de brim, a qual ainda não é chamada jeans.



   
• Décadas de 60 e 70
Nos anos 70 o Movimento hippie foi absorvido pela mídia e passou a ser "mais uma tendência", nas batinhas indianas, tecidos florais e bijuterias falsamente artesanais. Usou-se a "boca-de-sino" e a "pata de elefante", que eram calças com as pernas muito largas, e o tropicalismo trouxe de volta as plataformas, os turbantes e "balangandãs". Usaram-se combinações de cores bastante insólitas, como o roxo com laranja e o verde com roxo.
A partir de 1975, com a onda "disco" e o surgimento das danceterias, que na época se chamavam discotecas, voltaram as sandálias de salto agulha (agora usadas com meias curtas e coloridas de lurex) e a saia "evasê". Surgiu a "frente-única" e o vestido de "lastex". O cabelo black power era a sensação do momento.
Foi na década de 70, em Berlim, que surgiu o Movimento Punk, que marcou profunda e decisivamente a moda, a música e o comportamento. 

Anos 60





















Anos 70













• Anos 80 e 90
Os anos 80 e 90 constituíram-se num "revival" de várias épocas passadas.
Nos anos 80 eram comuns "festas dos anos 50" ou "festas dos anos 60", com muito twist e rock and roll, dando origem a várias bandas nacionais, como a Blitz. Já nos anos 90 a febre foram as "festas dos anos 70", com muito colorido, preponderando o laranja e o roxo e ressurgimento do New Wave.
















É isso! Eu espero que vocês tenham gostado, se eu dei algum exemplo errado me corrijam, porque eu me confundo mesmo :c Mas e vocês? Qual década mais gostaram? Eu gosto mais dos anos 60. Enfim, obrigada à quem leu até aqui. ♥  xx

2 comentários:

  1. Acho que também há equívocos nestas fotos...

    ResponderExcluir
  2. Anos 60: a minissaia e o vestido tubinho são os ícones da década.
    A roupa hippie apareceu no fim dos anos 60 e dominou os anos 70.
    Anos 80: as roupas mostradas aqui são roupas jovens e esportivas. A roupa mais característica da década é bem estruturada e com ombreiras exageradas.

    ResponderExcluir